Translate

12 de junho de 2017

Marketing digital não é para inocentes


O mundo muda todos os dias. As pessoas mudam de casa, de opinião, de marca com uma facilidade exagerada. E o mesmo precisa acontecer com o profissional de marketing digital: mudar sempre.



Quando eu tinha uns 10 anos, lembro que o pai de uma amiga, advogado, comprou seu primeiro celular. Era luxo para poucos, quem tinha um tijolão pagava caro para fazer ligações, e também tinha que pagar para receber (?!). Imagina se na época o telemarketing fosse tão intrometido como hoje? Ia ser difícil pagar essa conta. E no mundo atual, ficar sem celular é como se estivesse faltando uma parte do nosso corpo.

Vivemos num mundo digital, em que anunciar no horário nobre da televisão ou publicar um anúncio em revista é como montar sua empresa numa ilha deserta e esperar que algum cliente apareça. As marcas precisam se relacionar com seus consumidores, conhecer seus gostos, onde frequentam, como falam, o que querem agora – porque amanhã já é outro dia. 


O que fazer para acompanhar essa evolução digital constante?
O profissional de marketing precisa criar uma comunicação que esteja presente em todas as etapas da jornada do consumidor. A marca precisa estar lá quando o cliente mais precisar. Será que ele sabe que o seu produto ou serviço existe? E se não souber, como você pode atuar?

Marketing digital se aprende com os grandes
Educar o consumidor é o caminho. A Udacity, uma Universidade do Vale do Silício, já consagrada por seus Nanodegrees em TI e robótica, lançou recentemente, em abril deste ano, um curso de marketing digital traduzido para o português. O curso é feito em parceria com os gigantes da área, como Facebook, Google, Hubspot, Hootsuite, entre outros.

Eu estava sentindo uma necessidade grande de me atualizar de uma forma mais global, abrangente. Depois que li o cronograma, tive certeza de que era o que eu estava procurando e resolvi fazer parte da primeira turma. O curso tem a duração de 4 meses e traz um conteúdo sistêmico sobre o mundo digital. É um programa extenso, mas seus vídeos são didáticos e curtos, sempre com exemplos, minitestes e projetos práticos que o aluno entrega a cada conclusão dos módulos, todos avaliados por especialistas.

O marketing digital na prática
A parte prática do curso é um grande diferencial e ajuda muito na hora de aplicar em um cliente real. Ele passa pelos principais tópicos, desde o panorama das redes sociais, metas, estratégias de conteúdo – planejar, criar, distribuir, otimizar, gestão de redes sociais, SEO e criação de anúncios. Nenhum tema vai fundo o bastante, mas serve como uma ótima base para o profissional se ‘encontrar’ nesse mar de informações sobre o tema.


Nunca seja inocente
Aprender sempre. Esse não é um desafio exclusivo dessa área, claro, mas no digital, as ferramentas e os métodos mudam a todo o momento, e pensar que fazer um curso agora será suficiente, é ser no mínimo, um pouco inocente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário