Você já pensou que um segundo, um momento, uma atitude ao “acaso” pode ter mudado toda sua vida?
Começando quando você era um espermatozóide: se você tivesse ficado lá, de papo com outros deles ou parado para beber algo, você já era. Você nem seria você.
Ta, chega de bobagem. Estou aqui para falar um pouco do que sei sobre a Teoria do Caos.
Certa vez, fui convidada a assistir uma palestra sobre esta Teoria. Levantei cedo, desacreditada, esperando um programão de índio.
Para minha surpresa, tirando a parte da física, matemática e sistemas complexos do universo, me surpreendi.
Sabe aquele segundo logo pela manhã que você ficou se olhando no espelho? Que você levantou no susto por que se atrasou? Ou quando você corre para atravessar a rua antes que o carro te pegue?
O pneu furou? E o ônibus que você ficou p... por perder? (tá, eu sei que você não anda de ônibus)
Segundos, momentos que talvez tenham mudado TODA sua vida. Ou parte dela para não exagerar tanto.
Isso me lembra quando eu era adolescente e, por um segundo, talvez não estivesse escrevendo este blog aqui da Terra. Eu estava com um cisco no olho, passeando no centro e briguei com a minha mãe por um motivo qualquer (pra variar). Fui pra casa a pé, sozinha, com muita raiva e “caolha” tentando tirar aquele bendito cisco do olho.
Sem enxergar direito, estava andando na calçada, quando um carro em alta velocidade invade a calçada e entra no hall de um edifício, pelo qual eu havia passado um segundo atrás.
Assim que ele bateu, comecei a chorar tão alto, mas tão forte que as pessoas olhavam mais pra mim do que para o coitado. Fiquei tão desesperada em pensar que um segundo salvou a minha vida, que não consegui ajudar o rapaz, que bateu com a cabeça na buzina, que não parava de ‘buzinar’.
Enfim, desejei tanto que o cisco saísse que de tanto choro, saiu.
Foi algum segundo, muita proteção e um anjo poderoso que me fez ganhar este tempinho ‘insignificante’ que custou talvez, minha vida.
Mas o que eu quero registrar aqui é que, quando você ficar completamente possesso com o atraso do seu despertador, a chuva torrencial lá fora que atrasou sua vida, aquela fila do banco interminável, a outra fila para pagar a conta da loja, o tropeção que você levou no paralelepípedo, talvez fizeram parte daquele segundo que pode mudar sua vida.
Conhecer seu grande amor, virar a esquina e encontrar aquela pessoa que você adora, rever um grande amigo, um trabalho novo, podem estar a um segundo de você. Só não fique paranóico andando por aí, né?!
Estou muito profunda hoje. Você deve estar pensando que sou uma redatora louca. Mas pense nisso (não que eu sou louca, pense na Teoria).
E mais, tenha fé no seu anjo e agradeça por se atrasar só porque estava lendo este blog. OBRIGADA por cada segundo da sua audiência.
Sugestão de Filme para entender a Teoria do Caos: Corra, Lola, Corra.
Mireille Almeida em campanha por aquele segundo em que vou acertar as seis dezenas da Mega Sena.
Me lembro desse fato!!! Aliás acho que serei a leitora mais informada deste Blog!! heheh POsso testemunhar viu!! Foi verdade mesmo pessoal!! heheh To contigo e não abro, cada segundo nessa vida vaz diferença!! Beijo!! Saudades mil!!!:o)
ResponderExcluirOi Mi!
ResponderExcluirVc sempre foi uma ótima redatora, mas ta ficando profunda heim....? Brincadeirinha, cada segundo das nossas vidas é mto importante, adorei a tua forma de nos alertar sobre isso. Bjo! E vê se deixa de ser metida e aparece no interior!
Ótimo texto, adorei. O interessante da teoria do caos é que vc pode provar tudo, ou nada por ela.Vejam uma breve idéia de como é uma coisa doida.
ResponderExcluirA idéia é de que uma pequena variação nas condições em determinado ponto de um sistema dinâmico pode ter consequências de proporções inimagináveis. No caso das borboletas, o bater de asas de uma delas num determinado lugar do mundo poderia gerar uma movimentação de ar que, intensificada, desencadearia a alteração do comportamento da atmosfera da Terra em localidades distantes. Nooossaa!
Então cuidado Mi quando vc bater as suas asas de boboleta! Rsrs :D
Bom menina vou virar leitor assiduo do Blog, pois é muito inteligente e descontraído! Parabéns. Bjãosss